Otaku Daisuki
Bem vindo ao Otaku Daisuki.
Conecte-se ou faça seu cadastro.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Otaku Daisuki
Bem vindo ao Otaku Daisuki.
Conecte-se ou faça seu cadastro.
Otaku Daisuki
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

3 participantes

Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Paty-chan ♥ Ter Mar 05, 2013 11:24 pm

よ!みんあさんは元気ですか?
私の名前はPatriciaです!どうぞよろしく!
あなたは日本語を勉強したいですか?そう、いっしょうに勉強しましょう!

Não entendeu 1/8 do que está escrito ali em cima? Não se preocupe! O Nihongo não é tão difícil quanto aparenta ser!
A primeira vista o japonês realmente parece ser complicado, e não é de se espantar que nós, pessoas made in Brazil, achemos que esse idioma é um bicho de 7 cabeças, afinal, tudo nele é diferente. Explicarei melhor a seguir:

Começamos pelo modo de escrita. Todos esses "rabiscos" que você viu nas primeiras frases desse tópico são hiragana, katakana e kanji JUNTOS. Nada de "a", "e", "i", "o", "u". Se quer ser compreendido por um legítimo japonês, você deve escrever あ、え、い、お、う. Mas o que significam essas palavras estranhas que você acabou de falar?

Hiragana e Katakana
Se quer estudar a escrita em japonês comece por eles! Eles são, basicamente, a "alma" do idioma. É o básico do básico. As crianças japonesas sabem hiragana e katakana de cor e salteado logo no primeiro ano da escola, e se você quer aprender o japonês mesmo você também deve saber.
Exemplificando um pouquinho: Se, em japonês, você quer escrever "ha"em hiragana, o "símbolo"que você terá que escrever é o "は", uma vez que não existe um símbolo só para o "h" e outro só para o "a" (Como existe no russo e no grego, por exemplo). Já em katakana vale a mesma regra, mas o símbolo que você terá que escrever é o "ハ".
Ok, e por que existem dois modos de escrever o "ha"? Qualquer um dos dois vale? Os dois alfabetos são usados em situações diferentes. O Hiragana é usado apenas em palavras japonesas, como "hana"(flor) "haha"(mãe, de quem está falando) e "onna"(mulher) (que em hiragana ficam「はな」「はは」e「おんあ」). O katakana é usado quando a palavra é estrangeira, como "nyusu"(notícias, que vem do inglês (news), "mango" (que, mais uma vez vem do inglês e quer dizer manga (mango) e "banana" (que acho não preciso explicar, né? x3) (que em katakana ficam 「ニュ-ス」、「マンゴ」 e 「バナナ」

Kanji
Me atrevo a dizer que estes são, verdadeiramente, o terror do japonês e daqueles que o estudam. São os ideogramas de origem chinesa que possuem, na maioria das vezes, mais de uma leitura. Quem nunca viu um tatuado num bracinho alheio? Isso é um kanji. 女、水、前、山、川、大、中、小 também são kanjis. Todos, absolutamente TODOS possuem uma ordem de escrita correta (e isso acontece para que eles saiam bontinhos. Quanto mais você os escreve mais "simpáticos" eles saem.)
Não há segredo para se aprender kanji, a não ser ler, ler, ler e ler mais um pouco. Ah, escreve-los também, dentro de frases ajuda muito.
Não se preocupe com os kanjis logo de cara. Eles aparentam ser difíceis, mas, pouco a pouco, com esforço e estudo, você adentrará cada vez mais nessa mata densa e enigmática que são os kanjis.

Seguindo com a explicação do meu (daqui um tempo seu também) querido nihongo ser tão estranho para nós, temos a estrutura gramatical. Mais uma vez exemplos explicam melhor que qualquer coisa:

Em português se eu quero falar que determinado objeto é de uma determinada cor, falamos, por exemplo:
"O carro é azul". Frase simples, sem complicações, certo?
Se traduzirmos essa frase para o japonês fica algo assim:
青いですくるまあおいでう」(Kuruma wa aoi desu). Notem que a ordem das palavras aqui muda e MUITO. Existem partículas que não tem tradução para o português que indicam certos elementos na frase (no caso o はque, aqui, é lido como "wa"). Nada que a prática não te levem à uma frase mais complexa Wink

E agora, o que eu acho importante mas não é tão difícil assim: Pronúncia.
Adquirir uma boa pronúncia em qualquer língua é complicada, sabe por que? Isso acontece por que sua boca, língua e demais músculos faciais estão acostumados a se contrair ou relaxar para formar os sons típicos da língua que você fala. Quando nos forçamos a fazer movimentos que não estamos acostumados a fazer a pronúncia acaba ficando ruim. O que temos que fazer é: PRATICAR. Já ouviu aquilo de que a prática leva a perfeição? Você tem que se acostumar, treinar e imitar quem faz os sons que você quer fazer. Minha dica de aluna elogiada pela pronúncia pela professora de nihongo (sim, sou modesta demais. Obrigada) é: Ouça, no mínimo, uma hora de japonês por dia. Assista anime, ouça músicas em japonês, assine a NHK(Eu fiz isso ♥️) Preste atenção no que eles falam e como falam. Cante junto com a música, imite os personagens de anime.

Na próxima aula: Hiragana e Katakana~♥️

Paty-chan ♥
Paty-chan ♥
Administrador
Administrador

Feminino
Respeito às regras :
「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Left_bar_bleue100 / 100100 / 100「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Right_bar_bleue

País de Origem : 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Bra10
Localização : Olimpo Daisuki S2
Número de Mensagens : 803
Idade : 28
円 (Yen) : 17828
Data de inscrição : 03/12/2008

https://otaku-daisuki.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty Re: 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Ayanne-chan Qui Out 03, 2013 12:47 am

Acho que o mais difícil mesmo seria aprender como se pronuncia cada símbolo (o significado a gente dá um jeito de decorar xD). E como vi ali, minha nossa, a ordem das palavras mudam completamente O.O isso sim dá medo.
Li num livro uma vez que nem mesmo alguém que nasce no Japão consegue decorar todos os símbolos do alfabeto deles, daí eu penso, imagina nós, humildes estrangeiros, tentando aprender isso? xD
Bom, embora seja difícil, ainda pretendo aprender o idioma futuramente, e quem sabe também, um dia, viajar para lá!
Ayanne-chan
Ayanne-chan
Deus Otaku
Deus Otaku

Feminino
Respeito às regras :
「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Left_bar_bleue100 / 100100 / 100「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Right_bar_bleue

País de Origem : 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Bra10
Localização : Planeta alienígena Loucurolândia
Número de Mensagens : 1661
Idade : 26
円 (Yen) : 22778
Data de inscrição : 15/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty Re: 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Ge Ter Dez 24, 2013 2:11 pm

Kanji, seus lindões *-* 

Aviso aos navegantes... Sabem aquela velha frase de que quando você gosta do que faz, fica mais fácil? Então com o Japonês é a mesma coisa! Nem adianta estudar forçado ou sem vontade que vai ser só decoreba. Se quer aprender mesmo e enfiar no fundo da alma, crie gosto pela coisa ;)Digo isso principalmente pelos kanji. Muitos tem dificuldade pois não gostam deles e acham difícil. Pensando desse jeito aí que fica difícil mesmo ._.

Por isso, eu me apaixonei pelos kanji e estamos no love love (com algumas brigas pelo caminho, mas faz parte HAUSHAUSHA)

/random/

Go Go com as aulas \o\  Explicastes simplesmente bem! よくできましたね!
Ge
Ge
Otaku aprendiz
Otaku aprendiz

Feminino
Respeito às regras :
「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Left_bar_bleue100 / 100100 / 100「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Right_bar_bleue

País de Origem : 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Bra10
Número de Mensagens : 11
Idade : 31
円 (Yen) : 10501
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty Re: 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Paty-chan ♥ Sáb Mar 08, 2014 6:35 pm

Voltando depois de um ano, enfim hahaha

Acho que o mais difícil mesmo seria aprender como se pronuncia cada símbolo (o significado a gente dá um jeito de decorar xD). E como vi ali, minha nossa, a ordem das palavras mudam completamente O.O isso sim dá medo.
Li num livro uma vez que nem mesmo alguém que nasce no Japão consegue decorar todos os símbolos do alfabeto deles, daí eu penso, imagina nós, humildes estrangeiros, tentando aprender isso? xD
Bom, embora seja difícil, ainda pretendo aprender o idioma futuramente, e quem sabe também, um dia, viajar para lá!
Ayanne-chan, entendo seu medo. Eu protelei muuuuito até começar a estudar japonês justamente por conta do medo que eu tinha dos kanjis. Acontece que, se você realmente treinar e estiver disposto a entender, as coisas fluem mais fácil. Sobre os nihonjins (japoneses) não aprenderem todos os símbolos, eu te explico: Existem os kanjis que são mais usados (chamados de jouyou kanji 常用漢字) que são ensinados na escola e correspondem a, atualmente 2136 ideogramas (Digo atualmente pois a lista muda quando há necessidade. A última mudança foi em 2011. Até esse ano a lista era de 1945 kanjis). Se você souber ler todos esses ideogramas você será capaz de ler tudo o que é publicado em japonês e se um kanji fora dessa lista for usado, será a leitura dele em hiragana acima do kanji e a mesma coisa acontece com nomes. E sobre a leitura de kanji, te digo por experiência própria: Você acaba aprendendo hahaha Sério. Mas basicamente o kanji vai ter duas leituras: A dele sozinho e a dele acompanhado de outro kanji. 

A gramática japonesa realmente é mais complicada, principalmente por ter a ordem diferente da qual estamos acostumados, mas com o tempo você se acostuma e começa a entender a lógica por trás. Admito que apanho muuuito da gramática, mas estamos começando a ser amiguinhos :3

 Kanji, seus lindões *-* 

Aviso aos navegantes... Sabem aquela velha frase de que quando você gosta do que faz, fica mais fácil? Então com o Japonês é a mesma coisa! Nem adianta estudar forçado ou sem vontade que vai ser só decoreba. Se quer aprender mesmo e enfiar no fundo da alma, crie gosto pela coisa ;)Digo isso principalmente pelos kanji. Muitos tem dificuldade pois não gostam deles e acham difícil. Pensando desse jeito aí que fica difícil mesmo ._. 

Por isso, eu me apaixonei pelos kanji e estamos no love love (com algumas brigas pelo caminho, mas faz parte HAUSHAUSHA)

/random/

Go Go com as aulas \o\  Explicastes simplesmente bem! よくできましたね!

Penso exatamente a mesma coisa!! Não adianta você forçar se você não curte o negócio, não vai rolar. E digo mais: Se você não curte kanji então você realmente não gosta de japonês. Uma língua só é uma língua se tem a parte falada e a parte escrita. Não sei se isso já te aconteceu, mas já aconteceu de eu pensar pq tal palavra era tal palavra e só descobrir o real significado dela vendo os kanjis. Eu também sou apaixonada por kanjis e as vezes brigo com eles também, mas sempre rola brigas no relacionamento né? hihihi

ありがとうございます!:3 Vou ver se escrevo mais sobre nihongo aqui no fórum, mesmo que ele esteja meio nhee hahaha.
Paty-chan ♥
Paty-chan ♥
Administrador
Administrador

Feminino
Respeito às regras :
「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Left_bar_bleue100 / 100100 / 100「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Right_bar_bleue

País de Origem : 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Bra10
Localização : Olimpo Daisuki S2
Número de Mensagens : 803
Idade : 28
円 (Yen) : 17828
Data de inscrição : 03/12/2008

https://otaku-daisuki.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty Re: 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Ge Ter Abr 01, 2014 10:26 am

Paty-chan ♥ escreveu: 
Kanji, seus lindões *-*

Aviso aos navegantes... Sabem aquela velha frase de que quando você gosta do que faz, fica mais fácil? Então com o Japonês é a mesma coisa! Nem adianta estudar forçado ou sem vontade que vai ser só decoreba. Se quer aprender mesmo e enfiar no fundo da alma, crie gosto pela coisa ;)Digo isso principalmente pelos kanji. Muitos tem dificuldade pois não gostam deles e acham difícil. Pensando desse jeito aí que fica difícil mesmo ._. 

Por isso, eu me apaixonei pelos kanji e estamos no love love (com algumas brigas pelo caminho, mas faz parte HAUSHAUSHA)

/random/

Go Go com as aulas \o\  Explicastes simplesmente bem! よくできましたね!

Penso exatamente a mesma coisa!! Não adianta você forçar se você não curte o negócio, não vai rolar. E digo mais: Se você não curte kanji então você realmente não gosta de japonês. Uma língua só é uma língua se tem a parte falada e a parte escrita. Não sei se isso já te aconteceu, mas já aconteceu de eu pensar pq tal palavra era tal palavra e só descobrir o real significado dela vendo os kanjis. Eu também sou apaixonada por kanjis e as vezes brigo com eles também, mas sempre rola brigas no relacionamento né? hihihi

ありがとうございます!:3 Vou ver se escrevo mais sobre nihongo aqui no fórum, mesmo que ele esteja meio nhee hahaha.

Nee~ Kanji, mesmo tendo origem da China, já virou marca registrada do Japão e é muito tenso ler uma frase só em hiragana /morre/

HAUSHUAHSUAHS Eu fiz algumas provas assim, pelo significado HAUHSUAHUAS E acertei ainda~ Ainda bem que tem essa parte do significado... se não tivesse ia ser mais tenso~ '3'

Escreva, escreva !!! Estou aqui pro apoio moral \o\
Ge
Ge
Otaku aprendiz
Otaku aprendiz

Feminino
Respeito às regras :
「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Left_bar_bleue100 / 100100 / 100「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Right_bar_bleue

País de Origem : 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Bra10
Número de Mensagens : 11
Idade : 31
円 (Yen) : 10501
Data de inscrição : 03/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças? Empty Re: 「Aula 1」: Nihongo, o bicho de sete cabeças?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos